sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Visita à Quinta da Aveleda - Sítios a visitar no Norte


A quinta da Aveleda faz parte do Roteiro Românico, em Penafiel.
Passamos lá uma tarde maravilhosa, com as crianças a correrem entusiasmadas, de um lado para o outro. À entrada, é-nos fornecido um mapa, com o roteiro aconselhado, entregue às mãos dos pequenos mais velhos, e que resultou num série de enganos, que por sua vez provocou muitas risadas e retrocessos.

Há cabrinhas, patos, cisnes, pavões e rolas, galinhas e garnizés, rãs e peixinhos, que encantam as crianças. Há casinhas oníricas – juro que a da Branca de Neve e sete anões é lá que fica- pontes, lagos, fontes e canteiros. Há recantos com mesas e cadeiras. Há sombra e barulho de água a correr. Há um eucalipto com cerca de duzentos anos, que o grupo de doze rodeou bem esticando os braços. Há... muito para descobrir!

A Quinta, compreendendo os jardins, lagos, fontes, diversas casinhas e casa grande, está muitíssimo bem cuidada, apresentando um bom-gosto que nos causou grande admiração. É uma propriedade familiar e só posso expressar a meu bem-haja, pela generosidade dos seus proprietários, que abrindo as portas da Quinta partilham connosco um sítio tão especial.
É o tipo de local que podemos mostrar com orgulho a amigos estrangeiros. Mas antes disso, convém que sejamos nós, os portugueses a visitar e conhecer.

Os vinhos Aveleda são sobejamente conhecidos, pela sua qualidade e agora a Aveleda oferece uma série de novos produtos, como queijo, marmelada e doces caseiros, objectos de decoração e utensílios, que podemos encontrar na loja da Quinta.

A loja é acolhedora e o atendimento muito simpático; as promoções são diárias e valem muito a pena, compramos um Touriga nacional - Cabernet Sauvignon, com 50% de desconto. Além disso, o rosé casal Garcia, que também é óptimo, agora no Verão.

Já não fomos a tempo das provas, que são oferecidas num ambiente muito adequado, o que só nos motiva para uma nova visita. Entretanto, se não puder aceitar a minha sugestão para uma visita à Quinta da Aveleda, sugiro-lhe uma visita virtual.
E ofereço-lhe as minhas fotos!

Até breve!