segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Postais de Natal - Faça você mesmo

Há dias conversando com uma senhora amiga, ela disse-me que costumava gostar imenso do Natal, no entanto só de pensar no mês de Dezembro, já se sente stressar. Para além do trabalho intenso do próximo  mês, tem ainda de preparar a festa para a família e comprar presentes, para filhos, noras, genros e netos. Até já disse aos filhos que vai morrer no Natal!

É dramático, mas eu compreendo-a e penso que muitos de vocês também a compreenderão; o Natal tornou-se num tipo de festa materialista e consumista que nos faz mal. Como eu não quero isso para mim, porque mudei e esse tipo de celebração já não me satisfaz, mudei as regras do "jogo". Eu desejo um Natal mais espiritual, humano, solidário e menos consumista.

Por isso tenho feito esta série de "faça você mesmo"; tenho a esperança de poder inspirar alguém,  para que esse alguém  possa desfrutar o Natal mais tranquilamente. Reduzindo ao consumismo, economizando, reciclando, e o possa fazer sem stress.

Hoje são os postais de Natal ( já sabem que sou adepta de postais), para mais os de Natal, que além de nos trazerem bons augúrios,  funcionam tão perfeitamente na decoração natalícia. Decoram móveis e árvores, fazem guirlandas e coroas. E deixam palavras que podem ser lidas e relidas.
Postais da Letícia
 Programa de um domingo chuvoso:
1.Cartolinas  de cores variadas ao gosto ( escolhemos verde e vermelho)
2. Folhas de papel branco, A4
2. Cola
3. Tesouras com feitios e lisas
4.Purpurina

Como fazer:
Recortar uma série de postais, utilizando um como modelo. Distribuir pelas crianças e deixar que decorem conforme a imaginação de cada uma. Aviso:  Controlar o uso de purpurina, para não acabar com o pavimento da casa mais brilhante do que uma discoteca dos anos 70! 
Expor os postais de Natal e fazer lista de destinatários.
Postais do Duarte
Objectivo do projecto:
Promover os laços de amizade e tradições.  Ensinar às crianças o valor das tradições. Incentivar a criatividade. Passar uma tarde de domingo divertida, sem ser a ver tv ou a jogar PS. Economizar e reciclar, utilizando materiais existentes.

Não está mal, pois não?!

Tenha uma óptima semana!

Actualização: Este post, inspirou este, na "Vida como a vida" quer e no "Mãe com filhos". 

Posts relacionados: Postais de Natal - Faça você mesma
                            Recrear o Natal - Passo I