sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

E casa lá tem moda?!


Da última vez que mandei fazer umas cortinas, o senhor da loja chamou-me à atenção dizendo que o modelo que eu estava a escolher já não se usava, que agora estava a “sair este” (e mostrou-mo). Tive que lhe dar a mesma resposta que dera há uns 5 anos, a uma outra pessoa, que me dissera exactamente a mesma coisa: - Dentro da minha casa, usa-se o que eu quero!

Uma casa verdadeira tem que reflectir a personalidade dos seus habitantes; por isso sou tão avessa a casas decoradas por decoradores; por muito bom que seja o resultado final, nota-se sempre “aquela falha”, ou seja, falta o cunho pessoal dos seus  habitantes.

Actualmente, uma coisa que está muito na moda da decoração interiores, são os pratos de parede; no entanto, ainda há relativamente pouco tempo, era considerado piroso. Eu nem sequer conhecia pessoas que os estivessem! Excepto, cá em casa.

Não faço colecção de pratos; o coleccionador é alguém que gosta de coleccionar pelo prazer de possuir. Por isso há por aí tantas colecções insignificantes e feias, não importa o quê! A minha colecção de pratos de parede começou por ser A recordação que trazíamos de algum país que visitávamos, porque não gosto de trazer muita tralha, e porque uma memória bonita, desse país ficaria à vista, enfeitando uma parede. E de uma forma bastante intencional a parede da sala de jantar vai ficando repleta de pratos, memórias de viagens e lugares, servindo, não raro, de tema de conversas e histórias de países.

Contudo, como poderei aceitar que os pratos de parede estão actualmente na moda, se para mim, essa é uma moda intemporal?  A minha avó paterna tinha pratos na parede em sua casa, assim como a minha mãe. Portanto, vamos pelo menos na terceira geração a pôr pratos na parede. Claro que sempre esteve na moda! O que só prova a minha teoria: tudo o que gostamos, o que expressa a nossa personalidade, são características que transformam as casas em lares. Por isso, não nos devemos incomodar tanto com tendências na decoração da casa.
Eu não me incomodo mesmo. E você?

Tenha um bom fim de semana!