segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Festa das Luzes, em Lyon

1. Place Bellecour, roda gigante, onde o Duarte e a Letícia adoraram andar. 2. Flashmob
Para começo de conversa. Durante muito tempo não publiquei no blogue nenhum artigo relacionado com as nossas viagens, por pensar que poderia ser interpretado como puro exibicionismo. 
Porém, certa altura, ao pesquisar sobre um destino que pretendíamos, encontrei vários blogues na net que me forneceram dicas e pistas preciosas, e compreendi então que os posts de viagens, são principalmente úteis.
E assim, entendi que partilhar não é exibir. Porque acredito que seja útil a alguém, como me tem sido a mim. 

1.montra de florista 2. montra de Chocolatier; todas as lojas da cidade decoradas a rigor.
Dito isto, o Pai-Natal chegou mais cedo, cá a casa; com o melhor dos presentes, uma viagem de fim-de-semana prolongado a Lyon. É a terceira maior cidade de França, e o segundo maior aglomerado ( cidade e arredores ), com 1 milhão e 800 mil habitantes.

Apesar de conhecermos Lyon razoavelmente, ainda não tínhamos assistido à Festa das Luzes, que se celebra a 8 de Dezembro, prolongando-se pelo fim-de-semana. E estávamos com muita curiosidade, instigada por um primo meu, que nos desafiava há anos.
A origem desta festa remonta à Idade Média, quando a cidade escapou à peste, sendo esse milagre atribuído à Virgem Maria. Na basílica, com grandes letras, vistas desde toda a cidade, a gratidão era o mote: Merci, Marie!

Originalmente a festa era unicamente religiosa, porém, nos últimos anos as decorações feitas com luzes por toda a cidade, proporcionando um espetáculo invulgar e único, tem atraído milhares de turistas de toda a Europa. De fato, dos cerca de milhão e meio de visitantes esperados, detectamos muitos italianos, espanhóis, ingleses, americanos, alemães e portugueses, dentre outras nacionalidades.

As pessoas percorrem a cidade a pé, indo de um local onde está a ser exibido um espetaculo ininterruptamente, para outro dos locais anunciados. A movimentação é feita num único sentido, de forma extremamente organizada, dada a elevada afluência de pessoas.  Inclusivamente na noite de oito, o Metro é grátis, de modo a evitar aglomerações, e nos dias seguintes há bilhetes a preços especiais que se podem utilizar o número de vezes que quisermos. Pessoas oferecendo informações, e policias vigilantes estavam por toda a cidade. 

1.vinho quente com mirtilho
As ruas estão repletas de vendedores de crepes, gaufres, e outros doces e salgados, porém a tradição destaca as castanhas assadas e o vinho quente, aromatizado com pau de canela e especiarias. A não perder, nas noites frias!

No dia oito, à noite, há uma procissão na basílica Notre-Dame de Fourvière, e muitas outras celebrações de cariz religioso, distribuídas pelas igrejas da cidade, relembrando que a Festa das Luzes não é apenas profana. O cheiro a incenso, os cânticos, e o som do órgão tornam o ambiente quente e fraterno. 


No dia oito, os habitantes de Lyon acendem milhares de velas, a iluminar as janelas e varandas de suas casas, proporcionando um belo cenário a que associamos ao Natal. 
 
1.e 2. entrada do Marché de Noel. 3.brinquedos de lata. 4.pantufas de duende
E a propósito deste, realiza-se no centro da cidade, na Place Carnot, um Marché de Noel, que não poderíamos perder, onde artesãos de várias regiões de França vendem os seus produtos, dos perecíveis aos perenes, dos modernos aos clássicos, dos caros aos baratos. Um local encantador, com um ambiente natalício para todas as idades!

1.Hall. 2.Parte da sala, com exposição de quadros e fotografia. 3.outra parte da sala, canto Zen
Por último, uma dica de restaurante, onde se come maravilhosamente bem, num ambiente invulgar e relaxante, tal qual uma floresta tropical. 

1. Estufado de javali, com polenta e legumes. 2.Raviolis, para as crianças.
Único contra: situa-se a 30 kms da cidade, portanto, só para quem tem como se deslocar. Once upon a time, só serve almoços, e com reserva.  6 chemin de l'Atelier, 69330 Jons. Telf. 04 72 02 49 91
Espero que tenha gostado desta viagem!

Tenha uma ótima semana!