sexta-feira, 20 de julho de 2012

Lista de férias de verão

Há frases que ouço diariamente, repetidas vezes. " O que vai ser hoje o almoço?" É daquelas que me tira do sério, se for pronunciada junto com o pequeno-almoço. Chiça, que às vezes até parece que vivem para comer! O que é mentira, pois são uns piscos.

Outra é "Hoje vem cá alguém?"; habituaram-se tanto a ter diariamente primos e amigos, que dia em que ninguém vem cá a casa é uma nulidade. É dia desperdiçado. Temos pena, mas às vezes eu preciso desses dias.

" O que vamos fazer hoje?"  Essa é típica de fins-de-semana e férias. Então, nas férias de verão, é repetida diariamente, de forma que desde o ano passado comecei a envolver os pequenos na "gestão" dessa resposta. Que veio na forma desta lista,  feita com o contributo de todos.

É uma lista que vai sendo construída, à medida que as crianças se vão lembrando das propostas. De modo que vamos pondo um visto à frente de umas, e acrescentando outras. Se alguém reclama, que não tem nada para fazer, eu sugiro que consulte a lista. Ou que pense em algo para juntar à lista.

E no final das férias, caso não se lembrem de quase nada do que fizeram nos meses de verão, a lista está ali, para refrescar a memória. E tem resultado.

Até breve!