quarta-feira, 14 de novembro de 2012

"10 coisas simples para o fazer mais feliz em casa"

Via
O título do artigo motivou-me à leitura, mas logo no item um, fiquei de queixo caído:
Faça a sua cama diariamente. 

Mas pelo amor de Deus...que é isto?! Chegamos ao ponto em que se escrevem livros e artigos a ensinar o mais básico do elementar?

Uma cama demora 2 minutos a fazer.
Pessoas que não fazem camas, farão alguma coisa em casa? Lavarão a louça suja, farão máquinas de roupa? Estenderão a roupa?! Não me parece, e por isso evidentemente este tipo de pessoa não se sente bem em casa, que aliás já perdeu esta designação, mas também não lhe vou dar a outra.

Parece-me que é uma questão de hábito; quem foi educado a arrumar o quarto desde sempre, vai continuar a fazê-lo, mesmo quando sai de casa, para estudar ou trabalhar fora. Mesmo quando não divide a casa com ninguém. E claro que isso se aprende, desde criança; são hábitos que se adquirem desde que os petizes começam a brincar.

Com os meus filhos a regra era simples: no final da brincadeira arrumavam tudo, dentro das caixas, dentro do cesto dos brinquedos. Antes de se deitarem, os quartos tinham que ficar arrumados, por maior bagunça que tivessem.
Quando eram muito pequeninos, nós brincávamos com eles, e ajudávamos a arrumar. Quando cresceram, começaram a fazer essa tarefa sozinhos.

Portanto, sim, estou a contar que um dia façam as camas, aqui e em qualquer outra casa.
Puxar as orelhas aos lençóis muda o aspecto total do quarto, ainda que este esteja desarrumado fica logo com outro ar. Pronto, puxar as orelhas dos lençóis, um minuto!

E quem pensa que fazer a cama não tem muita importância, fique sabendo que é um detalhe que contribui para a felicidade a ponto de se escreverem livros sobre o assunto!

Até breve.